RIO BRANCO FOOTBALL CLUB
COMO SURGIU
O ex-jogador do RBFC, Euclicles Barbosa da Costa, o Pedro Sepetiba, insiste que a bola rolou inicialmente em Rio Branco nos pastos do seringal Catuaba. Jogavam com bolas de seringa. O juiz aposentado Romeu César Leite, por sua vez, com base em antigo jornal, revela que o engenheiro José Alberto Masô, autor do primeiro mapa geral do Acre, escreveu que no final do século 19 os índios da região praticavam futebol, “com todo mundo da tribo chutando uma bola de borracha, durante dias inteiros’.Os apontamentos sobre o Rio Branco F.C., são referidos como “desde o dia 8 de junho de 1919, data de sua fundação até o ano de 1930”. Infelizmente, Chiquinho Lima e Silva cedeu-nos os papéis relativos até 1922. Não sabia, disse-nos, o destino dos preciosos restantes registros até 1930, ano em que, por causa do seu time foi transferido punição mesmo para ser delegado de Vila Castelo, no Purus, atualmente Município de Manuel Urbano, Aliás, o delegado ficou no exílio forçado 22 anos.Graças ao escriba-mor do RBFC, que segurou a barra anotando tudo que se relacionasse ao clube jogos realizados, times, adversários, escores, madrinhas recuperou-se até a letra do Hino do Rio Branco, escrita pelo poeta Grijalva Antony e música de Adolfo Silva e José Trindade.O RBFC é, portanto, o primeiro clube organizado, com estatutos, regimento interno, campo de futebol, equipes de primeira e segunda categoria, madrinhas (a primeira foi a senhorinha Berta Cravo Bandeira), hino e projeção sócio-política cultural-esportiva.Não é possível dizer em poucas palavras o quanto já fez e continua fazendo pelo futebol do Acre o glorioso Rio Branco Football Club, nascido em 8 de junho de 1919 por iniciativa de Luiz Mestrinho, um amazonense que também jogou futebol. Como advogado, viajara até Rio Branco para presidir a um inquérito nos Correios (desvio de verbas) e acabou cooperando, também para o maior desenvolvimento do esporte acreano, onde o Estrelão é um dos principais cartazes.
O ESTADIO
O Estádio Arena da Floresta é um estádio de futebol da cidade de Rio Branco, no Acre.Com o mesmo gramado utilizado no Maracanã, o estádio foi feito pela mesma construtora do Kyocera Arena e da Arena Joinville e possui capacidade para 20.000 espectadores.
O TIME
Rio Branco é um município brasileiro, capital do estado do Acre. Localizado no Vale do Acre, na região Norte do Brasil, é o mais populoso município do Estado, com 301.398 habitantes, segundo estimativa de 2008[2] - quase metade da população estadual.
Rio Branco foi também um dos primeiros povoados a surgir nas margens do rio Acre. Em 1913, tornou-se município. Em 1920, capital do território do Acre e, em 1962, capital do estado.
É o centro administrativo, econômico e cultural da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário